quarta-feira, 15 de junho de 2011

Queijos e Vinhos

Altamente nutritivo, o queijo possui proteínas, vitaminas e sais minerais. É indispensávél na hora do aperitivo e acompanha várias receitas.


Existem três tipos de classificação para os queijos:

Comuns: não necessitam de clima ou processo especial para serem produzidos;
Fundidos: durante a fabricação, podem ou não passar pelo processo de fundição;
• Primeira qualidade: são os queijos mais nobres e finos. Precisam de condições especiais, como clima e cuidados na sua fabricação.

A seguir, tipos mais conhecidos de queijos e o vinho ideal para cada um:



Brie: Cremoso, nobre e de origem francesa. O brie é um dos preferidos pelos grandes apreciadores de queijos. Vinho ideal: tinto cabernet.

Cacciocavalo: De origem italiana, possui esse nome pois seu formato se assemelha a um casco de cavalo. Versátil, acompanha várias receitas e é muito saboroso para servir como aperitivo. Vinho ideal: tinto seco.

Camembert: Cremoso e levemente amargo, o Camembert é originário da França. Pode ser servido como sobremesa, acompanhado de frutas, como pera, uva ou então como aperitivo. Vinho ideal: branco seco ou tinto fino.

Cheddar: De cor alaranjada, mais consistente, é de origem inglesa. Usado em algumas receitas de fondue. Vinho ideal: tinto leve.

Emmental: Suiço, semiduro e muito saboroso, o Emmental é muito utilizado na preparação de fondues. Vinho ideal: branco demi sec, branco seco e tinto leve.

Estepe: Levemente amarelado e de formato grande. É um dos componentes do fondue. Vinho ideal: branco leve.

Gorgonzola: De origem italiana, é um queijo semiduro, com sabor picante, casca fina e dura. A característica do gorgonzola são manchas azul-esverdeadas. É ideal para servir como aperitivo, em forma de patê e em canapés. Vinho ideal: tinto.

Gouda: Queijo holandês de consistência cremosa e com pequenos buracos. Bom para aperitvos. Vinho ideal: tinto leve.

Gruyére: Queijo, de grande dimensões. Pode ser fundido ou não. Acompanha vários pratos, mas o principal é o fundue. Também éótimo para aperitivo. Vinho ideal: tinto leve, branco seco ou demi sec.

Minas Frescal: De origem brasileira, é um dos mais apreciados no país. Tem larga utilização, mas sem dúvida, a mais famosa é na sobremesa Romeu e Julieta. Vinho ideal: branco seco.

Mozzarella: Muito utilizada na culinária italiana, a mozzarella está sempre presente nas pizzas, sanduiches e massas. Vinho ideal: tinto seco.

Parmesão: Do tipo duro, com sabor forte e picante. É queijo de longa duração e possui cor amarelo-forte. É muito utilizado nas massas e risotos, polvilhado e também como aperitivo. Vinho ideal: tinto encorpado.

Pecorino: Produzido com leite de ovelha, é consistente, com sabor forte, mas derrete na boca. Vinho ideal: tinto encorpado.

Porto Salut: Fabricado originalmente pelos monges trapistas, na França, este queijo é cremoso e de aroma forte. Delicioso aperitivo. Vinho ideal: tinto encorpado.

Prato: Muito utilizado em sanduiches, como aperitivos e em várias receitas. Alguns conhecedores do assunto afirmam que foi criado no Brasil e surgiu no início do século XX. Vinho ideal: branco.

Provolone: De consistência firme e sabor picante. É muito solicitado na hora do aperitivo, à milanesa. Vinho ideal: tinto encorpado.

Queijo Fundido: Existem vários tipos e sabores, mas todos apresentam consistência cremosa. Os queijos fundidos são muito utilizados em fondue, mas também acompanham bolachinhas e pães. Vinho ideal: tinto encorpado.

Reno: Do tipo Gouda, em formato de bola e com casca vermelha. Vinho ideal: tinto leve.

Ricota: Fresca, seca ou defumada, a ricota praticamente não tem gordura. É muito usada em recheio de massas, tortas, doces e patês. Vinho ideal: branco suave.

Roquefort: Queijo dura ou semiduro, à base de leite de ovelha. Tem origem na região de Roquefort, no sul da França. Massa branco-cremosa, com traços verdes. Vinho ideal: tinto.

Tilsit: Se enquadra na categoria de primeira qualidade. É considerado um dos melhores queijos. Contém em sua massa sementes de erva-doce ou kummel, possuindo um sabor especial. É ótimo para patês e aperitivos. Vinho ideal: branco jovem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário