quarta-feira, 8 de junho de 2011

Qualidade de vida nos dias de hoje



Qualidade de vida, muitos já ouviram falar sobre isso, mas poucos conseguem adquirir pra si essa tão almejada qualidade de vida. Esse é um termo que leva em consideração alguns fatores como a saúde, o bem estar físico, mental, emocional, expectativa de vida, dentre outros. Estão correlacionados a ela elementos básicos como família, trabalho, escola, circulo social, amigos. Publicou o site Gosto de ler.

Ela é medida conforme a harmonia das coisas, grau de espiritualidade, auto estima, bem estar. Antigamente tínhamos mais qualidade de vida, pois as coisas eram mais naturais, as pessoas tinham maior expectativa de vida e o nível de stress era menor.

Hoje temos grandes contrastes na sociedade, devido a sua modernidade, que não somos capazes de enxergar certas coisas que acontecem ao nosso redor e muitas vezes coisas ligadas a nós mesmos, intimamente falando. Protegemos nossa casa contra os ladrões, com alarmes, e nos esquecemos de nos proteger emocionalmente, de controlar nossas emoções. Elas muitas vezes passam despercebidas, em outras o corpo dá alarme e mal conseguimos notar, são as dores musculares, dores de cabeça, queda de cabelo, fadiga excessiva e outros sintomas psicossomáticos. Eis então que o corpo adoece e surgem as doenças como depressão, pânico, entre outras.

O que poucos sabem é que o cérebro exerce um poder imenso sobre nossa saúde e muitas vezes criamos nossa atmosfera baseada no que pensamos. Ai é que está o problema, hoje a correria é tanta, os pensamentos são inúmeros, as pessoas não conseguem silenciar sua mente, eis que acabam perdendo o controle sobre suas vidas.

Isso não é mais um problema das grandes metrópoles, já nas pequenas cidades, onde as pessoas viviam tranquilamente, onde sentavam em suas cadeiras para conversar a noite na frente de casa, enfim a qualidade de vida está cada vez mais se deteriorando. A fábrica do lazer é imensa, existem boates, bares, drogas, bebidas, enfim tudo para te distrair, entreter, já poucos conseguem desenvolver tecnologias psíquicas e emocionais para nos transformar, nossas emoções já não são mais irrigadas com prazeres naturais, coisas simples que fazem toda a diferença.

Até quando vamos viver sem notar que somos seres dotados de muita emoção cuja razão nem sempre prevalece, quando vamos olhar diante do espelho e decidir por mudar de vida e de rotina.

O que temos feito para deixar de sermos nervosos? O que temos feito para sermos mais pacientes? O que temos feito pela nossa serenidade? O que temos feito por nós? Sinceramente quase nada! É fácil enganar uma multidão e muito difícil enganar a si mesmo e ser honesto diante das suas imperfeições, dificuldades. Olhar para o próprio erro e se redimir dói mais que o erro em si. Nosso ego é muito para deixarmos reparar nossos erros, recuperar nossas vidas, se declarar diante de quem amamos, mudar de vida, ousar e dominar nossas emoções, quando essas se encontram em desequilíbrio.

A vida é uma montanha russa, o tempo se encarrega de acertar tudo e os amores vêm e vão à mesma proporção, o que é para ser seu voltará na medida em que o tempo passar. É preciso tempo para colocar as coisas no lugar.

Mas só teremos qualidade de vida, se começarmos aos poucos, mudarmos pequenos hábitos, comermos bem, fazer exercícios físicos, ter religião, sermos amigos, buscar o dialogo em situações as quais quase sempre “perdemos a linha” enfim olhar pra si como quem olha para uma jóia rara, cujo valor é inestimável.

Nossa geração está passando por uma crise sem precedente, cada vez mais pessoas tem sintomas e doenças psicossomáticas, e isso só aumenta dia a dia, milhões de pessoas já acordam acelerados, cansados, muitas acabam se tornando maquinas e poucos conseguem diante de si próprios viajar pra dentro de si e notar onde está o seu próprio erro.

A Qualidade de vida é uma conquista diária, que só depende de você! Ela não se compra, não se empresta, ela se cria dia a dia com as nossas escolhas pessoais. Um bem tão raro, tão compensador e que poucos possuem. Qualidade de vida é o que sociedade atual precisa e o que a nossa geração não consegue entender. Tudo são ação e reação, suas escolhas de hoje refletem no seu amanhã!Tudo isso nada mais é que a chave para o seu bem estar!

Nenhum comentário:

Postar um comentário